terça-feira, 4 de maio de 2010

Renata Vasconcelos/Globo




Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
Data de Nascimento: 10/06/1972
Signo: Gêmeos




Quando o primeiro telejornal do primeiro canal de jornalismo 24 horas do Brasil foi ao ar, um rosto novo apareceu. Renata Vasconcellos começava sua carreira jornalística em 97, junto com o nascimento da Globo News.

Tinha sido tudo muito rápido - não muito tempo antes, a então estudante do último ano de Comunicação Social da PUC-RJ resolvera deixar o estágio em uma agência de publicidade para tentar conhecer, na prática, como funcionava o jornalismo de televisão. "Foi uma surpresa começar já apresentando o Em Cima da Hora", conta ela.

Renata lembra que, naqueles primeiros anos de carreira e de canal, passou por verdadeiras provas de fogo: "Na cobertura da invasão do grupo guerrilheiro Tupac-Amaru à embaixada do Japão, em Lima, por exemplo, estávamos de plantão, em um fim de semana, e cobrimos tudo ao vivo, com imagens da casa do embaixador. Foi minha primeira transmissão ao vivo, de emergência".

Depois de rápidas passagens pelos telejornais da TV Globo - em retrospectivas de fim de ano, no Jornal Hoje e em reportagens para o Fantástico - a oportunidade de dividir com Renato Machado a apresentação do Bom Dia Brasil veio em dezembro de 2002.

Renata Vasconcellos garante que, se por um lado o desafio é grande, por outro, o entusiasmo é ainda maior: "O jornal tem um formato descontraído, que abre espaço para o comentário, para a análise. Isso é muito interessante. É como se estivéssemos tomando café da manhã na sala de estar das pessoas, conversando e levando as primeiras notícias do dia".

Mas e quando o despertador toca às 4h? "Não é fácil acordar tão cedo... Mas o dia rende mais", vê pelo lado bom. "Sobra mais tempo para a família".

Nenhum comentário:

Postar um comentário