quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Edilane Araújo / TV Cabo Branco ( Globo/PB)




Naturalidade: ??????

Data de Nascimento: ??/??/??

Signo: ?????




Quando o primeiro telejornal da primeira emissora de TV de João Pessoa foi ao ar, um rosto visto em alguns comerciais para a TV e uma voz já conhecida no rádio apareceram. Edilane Araújo começava sua carreira na televisão em 1986, junto com o nascimento da TV Cabo Branco. Tudo aconteceu muito rápido na vida de Edilane, que foi precursora de momentos importantes dentro do cenário de comunicação do Estado.

Há 26 anos, ela inaugurava, no rádio, um novo tipo de programação, tornando- se a primeira locutora de um programa ao vivo em João Pessoa. Antes, os programas eram gravados com locutores de outros estados e depois exibidos. “Fazia teatro infantil e fui na rádio divulgar uma peça. Me convidaram para fazer um teste mas não fui aprovada, disseram que eu não tinha voz para FM. Logo depois, ligaram me chamando”, diz Edilane que chegou a integrar o Grupo Juteca a convite de Ednaldo do Egito. Nessa época, ela cursava economia na UFPB e era estagiária da Caixa Econômica Federal. A paixão pelo rádio e a gravidez da única filha, a fizeram deixar o curso e o estágio.

Através do rádio, Edilane Araújo foi parar na TV fazendo comerciais. “A rádio onde trabalhava era do mesmo grupo da TV Cabo Branco e funcionava vizinha ao Hotel Tropicana, onde eram realizados os testes para televisão”, explica. Segundo ela, como na época não existia muita gente com experiência em vídeo, acabaram lembrando da moça que fazia comerciais e a chamaram para fazer um teste. Tudo começou com o telejornal Jogo Aberto que passou a apresentar junto com Rejane Brandão, em 1986, na fase experimental da TV Cabo Branco, que durou dois meses. Edilane resolveu então, voltar a estudar, transferindo seu curso de economia para jornalismo. “Minha filha já estava maior e eu já trabalhava em rádio e tv, mas por estar muito envolvida com o trabalho, acabei novamente não concluindo o curso”, comenta.

Em 1° de janeiro de 1987, a TV Cabo Branco entrou no ar em caráter definitivo com o sinal da Rede Globo. Edilane, então, assumiu a apresentação do JPB 1ª EDIÇÃO. A estréia do programa seria gravada, mas, por problemas técnicos, o primeiro telejornal da primeira emissora, como afiliada da Rede Globo, foi ao vivo. “O teatro nessa hora me ajudou, incorporei um personagem. Quando o jornal terminou, não consegui levantar porque as pernas estavam bambas. A equipe toda começou a chorar, foi muito emocionante”, revela. “Éramos muito jovens, mas tínhamos a orientação de jornalistas experientes que nos davam suporte”, acrescenta Edilane, que na época tinha 22 anos.

No início dos anos 90, a TV Cabo Branco inovou mais uma vez, migrando a apresentadora para o telejornal noturno. Antes mesmo da Rede Globo e de suas principais afiliadas, uma mulher passou a ocupar um lugar eminentemente masculino, na época. Desde aquela data Edilane Araújo apresenta o JPB 2ª EDIÇÃO.

Além de apresentadora, Edilane Araújo é gerente de programação e operações das rádios Cabo Branco FM e 101 FM e mãe de Rinah, hoje com 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário