domingo, 3 de janeiro de 2016

Shana Müller / RBS TV (Globo)

Foto: gentequefaz.com





Naturalidade: Montenegro/RS

Data de Nascimento: 12/01/1980

Signo: Capricórnio








Ela iniciou sua carreira musical no tradicionalismo gaúcho aos 8 anos de idade, tendo participado de várias edições do Fegart/Enart, como solista vocal e integrando os conjuntos vocais de grupos de dança, mas seus primeiros passos na música foram dados a partir da gravação de "Vitória-régia", com o cantor Wilson Paim, música de grande repercussão e que fez com que Shana se firmasse de maneira destacada no meio artístico cultural do estado. Posteriormente gravou mais duas composições com Paim: "O Beija-Flor e a Rosa" e "Recanto da Esperança", que também tiveram destaque. Em 2001, junto com o CTG Aldeia dos Anjos, participou do Festival Mundial de Folclore de Drumondville, no Canadá, gravando o disco The Sound of the South Brazil (O Som do Sul do Brasil), interpretando várias músicas do repertório nativista e do folclore rio-grandense. Além da carreira de cantora, Shana também atua como apresentadora de eventos. É formada em Jornalismo pela PUCRS e radialista pelo curso da Feplam. Trabalhou de 2000 à 2006 na Rádio Rural AM 1.120, veículo integrante do setor rural do grupo RBS, onde exerceu as funções de Coordenadora de jornalismo, apresentadora do programa Na Estrada dos Festivais e Revista Rural, além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinenses.
O ano de 2004 marcou a retomada da carreira de Shana Müller. Com músicas da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, a cantora traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo e que hoje faz da música gaúcha referência nacional. Cantando milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, Shana Müller mostra no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira. Preenchendo um espaço feminino que existia nesta linha de interpretação, Shana Müller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho. A cantora já participou de diversos festivais de música do estado e já realizou espetáculos também nos estados de SC e PR. Shana é considerada a cantora revelação da música regional gaúcha e faz parte da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul. Shana Müller atuou em outros países, como Uruguai e Argentina, em festivais de folclore, dividindo o palco com nomes como Luiz Carlos Borges e Yamandu Costa por diversas vezes. Em junho de 2008, esteve como convidada do show da grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, em Cachoeira do Sul. Shana integra, também o espetáculo Buenas e M’espalho, projeto no qual divide o palco com Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco. Em 2 de agosto de 2012, a RBS TV transmitiu pela primeira vez o Galpão Crioulo sendo apresentado por Shana Müller e Neto Fagundes. O programa foi gravado durante a Expointer 2012.


Fonte: pt.wikipedia.org




sábado, 2 de janeiro de 2016

Cristina Ranzolin / RBS TV (Globo)

Foto: radiosoledade.com


Naturalidade; Porto Alegre/RS

Data de nascimento: 28/10/1966

Signo: Escorpião





Filha de Armindo Antônio Ranzolin, um dos grandes nomes do rádio esportivo do Rio Grande do Sul.
Cristina Ranzolin foi contratada nos anos 1980 pela RBS TV (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina). Como jornalista, começou na reportagem esportiva, porque era a única vaga disponível.
Em meados dos anos 1989, Cristina apresentou o programa Campo e Lavoura, que hoje é apresentado por Irineu Guarnier Filho. Em 1993, mudou-se para o Rio de Janeiro. por onde lá, trabalhou por três anos e meio na Rede Globo, onde, ao lado de William Bonner, apresentou o Jornal Hoje, de 1993 a 1996. Também apresentou o Jornal da Globo por 15 dias, substituindo Fátima Bernardes antes da chegada de Lillian Witte Fibe.
Em 1996, Cristina retornou ao Rio Grande do Sul e à RBS TV, para apresentar o Jornal do Almoço com os também jornalistas Rosane Marchetti, Paulo Sant'Ana e Lasier Martins, sendo que após Rosane sair em novembro de 2010 para fazer reportagens para oGlobo Repórter no Rio Grande do Sul, começou a ser apresentadora única do telejornal. .

Fonte: pt.wikipedia.org