terça-feira, 1 de junho de 2010

Liliane Cardoso / Globo DF



Naturalidade: Goiânia/GO

Data de Nascimento: 05/03/????

Signo: Peixes

Em 1984 concluiu o curso de jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Dois anos depois, na Universidade de Brasília (UnB), terminou licenciatura em língua e literatura portuguesa e bacharelado em língua e literatura inglesa.

Sua primeira experiência profissional foi na TV Brasília, em 84. De 85 a 87 Liliane trabalhou pela primeira vez na TV Globo, no jornalismo local da emissora. Em outubro de 87 foi para a extinta TV Manchete, onde acumulou 12 anos de cobertura política e econômica.

Durante todo esse período cobriu momentos importantes da história nacional, como a Constituinte de 1988 e o impeachment de Fernando Collor, além de repassar para a população detalhes sobre diferentes planos econômicos.

Em São Paulo, ainda pela Manchete, conseguiu diversificar sua forma de atuar. Pôde trabalhar com jornalismo esportivo, político e econômico. Cobriu diversos tipos de pautas, desde times de futebol se preparando para final de campeonato até leilão de privatização da Bovespa.

Ainda em São Paulo, se especializou no jornalismo voltado para a educação. Por um ano trabalhou no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, e na ONG Projeto Aprendiz, voltada para a conscientização de jovens estudantes.

Por quatro anos, Liliane também foi apresentadora do bloco de Brasília do Jornal da Manchete, que ia ao ar na hora do almoço, atividade que exercia paralelamente com a reportagem.

Em 2000, retornou para a TV Globo Brasília. Primeiro como produtora do Jornal Nacional no Congresso e, depois, como repórter da Globo News. Há seis anos, faz parte da equipe do jornalismo local.

“Entre todas as áreas de atuação, jornalismo comunitário é aquela com a qual mais me identifico. O retorno é imediato. Você sente que ajudando a revolver problemas, está fazendo bem a alguém. Assim, passo bem o resto do dia”, confessa a jornalista.

Em março de 2004, Liliane Cardoso assumiu a chefia e a apresentação do Bom Dia DF. Em abril de 2009, deixou o Bom Dia para dividir a bancada do DFTV 1ª Edição com Alexandre Garcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário